Pular para o conteúdo principal

Segundo Cérebro - Intestino






Dentro do sistema digestivo humano existe o que alguns pesquisadores já chamam de “segundo cérebro”, com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores (incluindo 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo). Tudo isso para controlar uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos
.
Mas o fato é que as bactérias nem sempre são nocivas. A maior parte é fundamental para o organismo – tanto que o corpo humano abriga uma enorme quantidade delas. Um homem de 1,70 m e 70 kg possui aproximadamente 30 trilhões de células humanas, segundo um estudo publicado este ano pelo Weizmann Institute of Science, de Israel. E 39 trilhões de bactérias. Ou seja: o seu corpo contém mais células não humanas do que humanas.
.
Tanto o seu humor pode afetar o aparelho digestivo, quanto o seu aparelho digestivo pode afetar o humor, diz o médico Carlos Francesconi, professor da UFRGS e especialista em neurogastroenterologia. E esses processos são influenciados por bactérias. Elas exercem um papel regulatório, como se fossem um órgão a mais, diz Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP.
.
O Sistema Nervoso Entérico, que começa no esôfago e termina no ânus, possui aproximadamente 100 milhões de neurônios, número próximo à quantidade de neurônios da medula espinhal.
.
No dia a dia, há muitas formas de manter a microbiota intestinal saudável, comumente todo mundo sabe mais não faz, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e alimentos ricos em fibras e minerais, ingerir água (pelo menos oito copos) diariamente e praticar atividade física.
.
Para reforçar a saúde da microbiota intestinal ingerir diariamente alimentos com probióticos, como o Leite Fermentado com Lactobacillus casei Shirota, por exemplo.
.
Cada vez mais aumenta a procura pela Medicina Preventiva, para prevenir o aparecimento de doenças. E as recentes pesquisas científicas mostra a importância microrganismos probióticos para o fortalecimento do organismo através do intestino saudável.
.
Matéria completa, segue abaixo.
Fonte:
https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/
https://panoramafa @ Ilheus Bahia Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACUPUNTURA TRATA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

  Os estímulos com as agulhas de Acupuntura promove a liberação de substâncias como a serotonina e endorfina responsáveis pela regulação do humor, clareza mental e emocional, disposição e ânimo, proporcionando após a sessão de acupuntura uma sensação de leveza e bem estar. Priorize sua saúde mental e emocional e viva melhor com mais saúde, paz e felicidade, faça acupuntura! (73) 98129-9238. Agende sua consulta. AV. NOSSA SENHORA APARECIDA, 581, GALERIA BRISA DO MAR, TÉRREO, ZONA SUL, ILHÉUS- BAHIA.

DEPOIMENTO PACIENTE - ANSIEDADE E DEPRESSÃO

  "Eu estava procurando o número de um psiquiatra quando achei a clínica de acupuntura, e decidi tentar antes de partir para o remédio. Descobrir que não preciso remediar, mas posso ir atrás das causas que me deixam ansiosa. O atendimento foi muito acolhedor, esclarecedor e de apoio. A sensação de acupuntura me trouxe uma sensação de bem estar e leveza, além de Rafael me ajudar a liberar emoções que estavam presas em mim e me dar conta dos gatilhos que provocaram minhas crises de ansiedade. A gente pensa que é assim mesmo ansioso, mas a verdade é que há causas possíveis de serem solucionadas, situações reais que nos causam um sofrimento real. Sou grata ao atendimento"  

PARA QUE SERVE ACUPUNTURA

📍A acupuntura é uma terapia milenar originária da Medicina Chinesa, que consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos e específicos do corpo para prevenir e tratar doenças físicas e emocionais. 🧠 A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosa enviando mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante. 👁 Afinal, para que serve Acupuntura? ✔️Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite; ✔️Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite; ✔️Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças; ✔️Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca; ✔️Dor em geral, aguda e crônica; ✔️Saúde da mulher, regulação do ciclo menstrual, endometriose, SOP, infertilidade, período gestacional ( alívio das dores, náusea, vômito, cansaço) e período da menopausa. ✔️Disfunções sexuais, infertilidade, ejaculação pre...